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Registro das Movimentações Bancárias

Como fazer

As movimentações bancárias compreendem depósitos, débitos e créditos na conta da empresa, pagamentos por boletos, transferências, etc.

 

O registro dessas movimentações é necessário para que a empresa tenha controle da origem e do destino das movimentações realizadas em suas contas bancárias e caixas, mantendo-se atualizada sobre os saldos e valores reais disponíveis em cada uma delas. 

 

Para o registro, é importante as seguintes informações:

 

• Tipo da movimentação bancária: se é uma transferência, depósito, saque, etc.

• Valor: qual o valor da transação.

• Descrição (histórico): pequeno resumo caracterizando o motivo da movimentação.

• Data: indique a data de lançamento

• Conta de origem: qual a conta que está originando a movimentação.

• Conta de destino: qual conta receberá o crédito da movimentação.
 

Feito estes registros, o controle interno da empresa passa a ser um espelho das contas bancárias e caixas, um instrumento essencial para a prestação de contas e realização da conciliação bancária.

 

Caso esse registro não seja realizado, a empresa corre o risco de descontrole do saldo da conta e do fluxo de caixa, falta de informações para prestação de contas e desvios financeiros.

 

Veja as formas de execução dessa tarefa e em quais situações elas são recomendadas:

 

Sistema IntegradoUtilizando um software integrado de gestão (ERP) no qual são informadas todas as movimentações nas contas da empresa, atualizando automaticamente todos os demais processos relacionados. Da mesma forma, as movimentações comerciais e financeiras já atualizam automaticamente a movimentação bancária, sendo necessário apenas, o lançamento das movimentações não originadas de compras e vendas.

Eletrônico ManualUtilizando planilhas eletrônicas ou programas separados de forma que o empresário deve lançar uma venda no controle de vendas, financeiro e também de movimentação bancária, uma vez que não existe integração e o processo não ocorre de forma automática.

ManualUtilizando anotações em papel para registrar as movimentações bancárias de forma separada das movimentações financeiras e comerciais.

 

Dicas

 

Para a realização das transferências entre contas é importante saber alguns detalhes das duas modalidades mais usadas no país: o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível).

 

ModalidadesValores por transaçãoEfetivação
DOCLimitado a R$ 4.999,00Dia útil seguinte ao processamento da operação
TEDAcima de R$ 1.000,00Em tempo real, desde que a transação seja efetuada até as 17h*
*Cada instituição pode definir seu horário limite para recepção das ordens dos seus clientes, respeitado o limite de 17h30.

 

 

As tarifas cobradas para a realização de transferências variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada instituição. Para conhecer os preços praticados, consulte o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros (STAR) da FEBRABAN nos Links Relacionados.

 

Quando as transferências forem realizadas entre contas diferentes de um mesmo banco, o dinheiro entra na conta no mesmo dia e, normalmente, transações como essas não são cobradas ou apresentam taxas bastante inferiores.

 

Além de todas essas informações, fique atento aos limites diários para outros tipos de movimentação, principalmente para transações realizadas por meio de caixas de autoatendimento, Internet ou telefone.

 

* A reprodução e distribuição desse conteúdo serão permitidas desde que se faça a citação ao portal MahaGestão. É proibida qualquer alteração em seu conteúdo original ou uso para fins comerciais.

 

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Exemplo

Fernando trabalha no departamento financeiro e faz os registros de todas as movimentações bancárias, inclusive das transferências entre contas da empresa, sempre que necessário.

 

Para realizar essa tarefa, ele acessa o sistema utilizado pela empresa, procura a rotina “movimentações bancárias” e abre a tela onde serão registradas as movimentações efetuadas.

 

Na tela abaixo, são lançadas todas as informações referentes a cada uma das transações, como: tipo de movimentação, data/hora, tipo de operação, número do documento, valor do lançamento, histórico (descrição), conta origem, lançamento origem, conta destino e lançamento destino.

 

 

 

Fernando faz essa rotina há muito tempo e já sabe quais são os documentos que devem ser lançados nas operações de movimentações bancárias, não confundindo-as com as movimentações financeiras. Mesmo assim, sempre que tem dúvidas, ele utiliza suas anotações com um resumo geral dos procedimentos corretos:

 

OperaçãoConceitoExemplo
Movimentação financeiraLançamos as receitas e as despesas da empresa, que não resultaram de transações comerciais.Receita de juros de uma aplicação.
Movimentação bancáriaTodas as alterações financeiras ocorridas nas contas da empresa.Transferência de valores da conta poupança para a conta corrente.

 

 

 

 

 

 

 

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